Sou Katiuscia Oliveira e quero te contar como a vida me trouxe até você.
Sou apaixonada por animais e protetora desde os 4 anos de idade, quando resgatei minha primeira gatinha frajolinha, chamada Mimi.
Sou ativista da causa animal, me tornei advogada por amor à causa e possuo amplo conhecimento em direitos e garantias, assim como em bem-estar animal, buscando fortalecer o direito a todas as formas de vida.
Filha de pai motorista e mãe costureira empreendedora, ajudei a criar meus dois irmãos mais novos. Casada há 28 anos, mãe de 3 filhas incríveis, Carol, Cassia e Anna Victória e avó do humaninho Ravi, de apenas 1 ano. Também sou mãe e avó bichológica de 26 animais, inclusive da Lolita, uma cachorrinha carinhosamente chamada de Imperatriz da Causa Animal de Vitória, rsrs.
Também sou avó dos gatinhos Tarzan e Gordinho, que curtem uma vida social mais agitadinha e frequentam, inclusive, eventos entre autoridades com muita tranquilidade!
Um pouco mais da minha história
Uma experiência traumática, aos 8 anos, despertou ainda mais o desejo de proteger os animais, quando perdi minha cachorrinha e melhor amiga, agredida a pauladas por um vizinho.
Mesmo sendo uma criança, eu já sabia que aquela violência era algo muito errado, mas a dor que senti não foi o suficiente comparado ao que enfrentei depois: a frustração de que nenhuma justiça foi feita. Aquele homem continuou solto, como se nada tivesse feito de errado.
Transformei aquele episódio em força interna para lutar por dignidade para essas vidinhas tão especiais, realizando inúmeros resgates ao longo da minha vida, mas sempre com a sensação de “secar gelo”.
Foi então que, em 2015, ingressei na faculdade de Direito com o objetivo de conhecer as leis e buscar os direitos dos animais para uma vida digna aos que se importam com eles.
Nesse caminho, enfrentei e sobrevivi a uma forte depressão pelo sofrimento de ver a dor dos animais e constatar, na pele, a dor dos Protetores.
Em 2017, passei a integrar a Diretoria da Sociedade Protetora dos Animais do ES – SOPAES – na gestão de Regina Mazzocco, onde desenvolvemos projetos voltados para o bem-estar animal, promovendo integração com áreas de cuidados com humanos, sempre buscando, junto ao Poder Público, a implementação de políticas públicas voltadas ao tema.
Trabalhei nas Promotorias da Infância e Juventude, Educação e Saúde, o que me permitiu agregar grande vivência e conhecimento em várias áreas interligadas.
Tive a oportunidade de contribuir na elaboração do Plano de Proteção de Fauna Doméstica do Ministério Público do ES, inclusive palestrando aos Promotores e Procuradores buscando ampliar o debate e identificar as necessidades.
Em 2021, através do trabalho realizado na causa animal, fui convidada a integrar a gestão da Prefeitura Municipal de Vitória-ES, sob a administração do Prefeito Lorenzo Pazolini, no cargo de Gerente de Bem Estar Animal da nossa Capital, onde tive a oportunidade de idealizar os programas “ Vitória da Castração Animal”, “Pata Vix”, “Vetmóvel” entre outros.
Atuando também como palestrante voluntária sobre as práticas de Bem-Estar e Proteção Animal desde escolas de ensino fundamental a faculdade de medicina veterinária.
Em minha missão, entendo a necessidade de uma mudança cultural em cumprimento ao artigo 225 da Constituição Federal.
Todos esses anos dedicados ao bem-estar animal, como protetora atuante, resgatista, Gerente de Bem-Estar Animal da Prefeitura Municipal de Vitória e Diretora da SOPAES, resolvi encarar uma nova etapa e atender a um chamado desafiador: aceitei o convite para me candidatar a Vereadora pelo partido Progressista de Vitória.
Minha paixão pelos animais e a vontade de melhorar a vida deles e das pessoas que se importam com eles são os motivos que me levaram a dar esse passo.